sábado, 18 de agosto de 2007

PERFIL DOS VICIADOS EM FILOSOFIA (Suely)





Suely Maria Lorena, 48 anos.Moro no interior de São Paulo, em Taubaté.
Sou assistente social e advogada mas não exerço essas profissões. Sou funcionária pública.
Desde 14 anos apaixonei-me pelos livros. Atualmente tenho mais de 3000. Estou organizando minha biblioteca, catalogando e colocando na estante os livros que acompanham-me há mais de 30 anos. (após minha separação e duas mudanças de casa, finalmente estou em meu lar e pude fazer minha estante, um luxo!)
Gosto dos livros em papel e ebook, em busca dos quais conheci o grupo Viciados em Livros. Achei interessante a proposta do Franco quanto ao estudo de Filosofia e, aqui estou, disposta a aprender e compartilhar o pouco que sei. Interesso-me por diversos assuntos. Recentemente li Cem anos de solidão, de García Marques. Agora estou lendo O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. Entre um e outro li Era dos Extremos de Eric Hobsbawm. Recomendo todos. Maravilhosos!
Enfim, é isso. Não sou de muito falar ou escrever, mas sei ouvir e adoro ler.
Abraços à todos.
Suely Lorena

PERFIL DOS VICIADOS EM FILOSOFIA (Franco)

Ecce Homo
Aqueles que possuem a duvidosa honra de me conhecer me chamam de Franco. Moro no Rio de Janeiro, tenho 57 anos, sou casado por felizes 36 anos, (com a mesma mulher!). Tenho um casal de filhos: um técnico em informática e uma professora, mestranda em lingüística.
Retrato do artista enquanto aluno
Bacharelado em ciências jurídicas e sociais, licenciatura plena em filosofia, pós-graduação em analise de sistemas e didática do ensino superior.

Minha vida de cachorro
Primeiro tive de purgar todos os meus pecados na caserna, (28 anos!). Depois fui professor de lógica de programação, filosofia e advogado. Não necessariamente nesta ordem.
Esta fila atende preferencialmente idosos
Hoje sou um semi-aposentado, posso me dar ao desfrute de dar só doze tempos, (filosofia/sociologia), em duas noites por semana. Quando aparece, faço uns “frela” na área de desenvolvimento de software.

O destino bate à sua porta
Atualmente faço pesquisa para meu projeto de mestrado em educação, busco integrar "data mining” com técnicas de aceleração de aprendizado (ênfase em mnemotécnica). Em linguagem de gente: estou tentando inventar uma máquina de ensinar.

E neste canto, pesando 84 quilos...
Estou aqui para ouvir o que for possível sobre metafísica, teoria do conhecimento, metodologia, estética, ética, epistemologia, semiótica, música, cinema, poesia, literatura... em suma, filosofia no atacado e no varejo...
Seu ingresso, por favor..
Em troca posso ensinar a todos como dobrar uma folha de papel ao meio.

PERFIL DOS VICIADOS EM FILOSOFIA (Célia)


Sobre mim:
Sou paulistana morando em Niterói há 7 anos.
Casada , 51 anos, dois filhos: um de 15 e uma de 9 anos
Arquiteta atuante ( Mackenzie- SP) e com MBA Executivo em Adm. De Empresas ( FGV- Rio). Também sou tutora da FGVOnline.
No momento estou fazendo mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais.
Adoro novos conhecimentos e a riqueza de informações e aprendizagem que os mesmos trazem. Espero, humildemente, poder colaborar com o grupo neste novo projeto

PERFIL DOS VICIADOS EM FILOSOFIA (Leo)



Fico muito contente com a criação do grupo. Espero poder colaborar bastante. Nao acredito que filosofia seja uma galeria com quadros na parede, então mãos na massa!
Meu nome é leonardo ferretti, 35 anos, casado, tenho uma filha e trabalho num banco estatal. Sou formado em economia e em relações internacionais, mas pretendo começar antropologia nesse semestre na UNB. Tenho especialização em gestão e trabalho com comércio exterior tentando ampliar a cultura exportadora no país.
Falo algumas línguas, o que me dá uma grande oportunidade de não entender uma variedade assombrosa de assuntos que cresce exponencialmente, de economia matemática até Freud. Gosto muito de musica (recomendo os livros Verdade Tropical e o com a Estória do Roberto Carlos) e de cinema também, de forma que compartilho com alguns aqui certamente a tristeza pela morte recente tanto do Ingmar Bergman quanto do Antonioni.
Termino com uma dica de filme do Bergman, Cenas de um Casamento (5 episódios), que foca basicamente o analfabetismo emocional de um casal ao longo de uma vida de convívio intenso, cheio de idas e vindas. Um DVD que vale muito.
Recentemente descobri a poesia de Fernando Pessoa, então ainda não deu para comentar, mas aguardem mais dicas...
Um forte abraço do Leo

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

ORGANIZANDO O CAOS

Prezados amigos
Com o objetivo de organizar a criação do grupo de estudos filosóficos, utilizaremos este blog como laboratório para enquadrar e formatar melhor nossas idéias. Todos devem ter recebido o e-mail de 17/agosto/2007, com o anexo contendo a relação (provisória) de todos os interessados e as instruções para acessar/utilizar o nosso blog. Sendo assim, por favor, sigam os três passos descritos no e-mail pois apenas os cadastrados poderão fazer postagens e participar objetivamente do grupo.
Estarei on-line durante todo o sábado e parte do domingo para atender a demanda.
Minha previsão é que o banco de dados esteja todo carregado até segunda-feira. Já estou organizando os arquivos com o material de trabalho e montando vários HDs virtuais. Peço que convidem seus amigos e conhecidos que gostem de filosofia, para que também façam parte do nosso grupo. As sugestões devem ser encaminhadas para meu e-mail e todas serão submetidas ao grupo para discussão.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

COMEÇANDO

Este blog foi criado a partir de uma idéia surgida no grupo "viciados em livros". Nossa busca pelo conhecimento, nossa curiosidade pela "razão de ser" das coisas, são os objetivos comuns, ou melhor, o nosso vício comum: a filosofia.

Não buscamos a impostura das respostas prontas, queremos a possibilidade de perguntar.
Quem sou?
De onde venho?
Para onde vou?
Qual o sentido da vida?
O que estou fazendo aqui?

Mais que ensinar, queremos aprender.
Por que existem coisas e não antes o nada?

E mais que tudo queremos dividir.
Compartilhar incertezas e experiências.
Partilhar dúvidas (muitas) e certezas (poucas).

E sempre filosofar...
É que filosofar é viver, o resto é esperar...